Baixo quórum e alterações estatutárias aprovadas

Data da Postagem: 31/10/2011

No último sábado, dia 29, em assembleia geral realizada no estádio Olímpico, os associados ratificaram as alterações estatutárias já aprovadas no Conselho Deliberativo. O resultado foi o seguinte:

1.   Redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários na Assembleia Geral, para eleição proporcional de uma chapa do Conselho Deliberativo do Grêmio: 415 votos favoráveis à alteração, 31 contrários e 2 votos em branco;

2.   Redução de 30% para 20% % do percentual mínimo de votos necessários no Conselho Deliberativo para aprovação prévia de uma chapa concorrer ao Conselho de Administração do Grêmio: 416 votos favoráveis à alteração, 30 contrários e 2 votos em branco;

3.   Substituição, em reuniões do Conselho Deliberativo, de membros titulares ausentes por suplentes presentes, a este conferindo, na hipótese, direito a voto: 409 votos favoráveis à alteração, 34 contrários e 5 em branco;

4.   Inclusão do denominado requisito “Ficha Limpa” para eleições aos Conselhos de Administração e Deliberativo do Grêmio: 414 votos favoráveis à alteração, 14 contrários e 3 em branco;

5.   Obrigação de nomeação das Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo: 414 votos favoráveis à alteração, 28 contrários e 6 votos em branco.

Um percentual de mais do que 90% dos associados presentes foi favorável às alterações, e as maiores votações favoráveis ocorreram exatamente no tocante à redução da cláusula de barreira e à inclusão do requisito da “Fica Limpa”. Apesar de reconhecer a relevância da iniciativa, que é pioneira e que serve de fomento à democracia no clube, o Movimento Grêmio Vencedor (MGV) lamenta a pequena divulgação da assembleia, o que contribuiu para que houvesse apenas 448 votantes. Ainda que importantes, as alterações estatutárias acabaram ratificadas por menos de 1% dos 65 mil sócios gremistas.